Maricá/RJ,

Conceição Evaristo conquista Prêmio Jabuti

A escritora e doutora em Literatura Comparada, Conceição Evaristo, com Olhos D'água, seu mais recente livro, conquista o Prêmio Jabuti, na categoria de Contos e Crônicas.
CBL 57 Prêmio Jabuti
A escritora Conceição Evaristo na noite da entrega do Prêmio Jabuti, 03/12/2015. Foto: CBL
A cerimônia aconteceu no último dia 03 de dezembro de 2015, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. E, na avaliação do mercado editorial brasileiro, é um dos mais importantes que vem sendo realizado há 57 anos pela Câmara Brasileira do Livro. Desse modo o Prêmio Jabuti busca, além de reconhecer a qualidade das obras literárias, valorizar os escritores e as escritoras brasileiras, como Conceição Evaristo.

Da Pallas Editora, Rio de Janeiro

Em Olhos D'água Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira ao abordar, sem meias palavras, a pobreza e a violência que a acometem.

Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida, a menina Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida? Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na "frágil vara" que, lemos no conto "O Cooper de Cida", é a "corda bamba do tempo".

Em Olhos D'água estão presentes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres - todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a humana condição. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriados com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira. 

Leia a entrevista com Conceição Evaristo, realizada pela Biblioteca Nacional: http://www.bn.br/acontece/noticias/2015/11/entrevista-com-conceicao-evaristo

Clique aqui, para ler a resenha do livro Olhos D'água, escrita pelo jornalista Uelinton Farias Alves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário