Maricá/RJ,

Etíope se torna 1ª mulher negra a vencer concurso Miss Israel


Pela primeira vez na história, Israel será representado no concurso Miss Universo por uma mulher negra, Yitish Aynaw, uma imigrante etíope de 21 anos. 
Yitish venceu o concurso Miss Israel 2013 com um discurso ousado no qual falou de sua paixão por Martin Luther King: "lutou pela igualdade e por isso estou aqui", disse.
A jovem pediu que o concurso de Miss Israel expresse a diversidade da sociedade israelense.
Yitish Aynaw vai representar Israel no concurso Miss Universo.
Ela trabalha em loja de roupas e nunca tinha participado de concursos.
"Para mim é uma missão representar as diferentes cores que convivem em Israel", disse Aynaw, que trabalha em uma loja de roupas e nunca tinha participado de concursos de beleza nem desfilado. 
A nova Miss Israel imigrou há 12 anos da Etiópia, valendo-se na Lei do Retorno, que permite a qualquer pessoa com pelo menos um avô judeu pedir a nacionalidade israelense. 
Conhecidos como "falashas", os judeus etíopes começaram a chegar a partir de 1981 em Israel e passaram por um processo de assimilação ao país bem mais difícil do que outras comunidades da diáspora judaica. 
"A imigração foi muito difícil, um novo idioma, uma sociedade moderna", revelou a jovem durante o concurso, realizado quarta-feira à noite em Tel Aviv. Yitish afirmou ainda que espera que sua vitória faça com que existam mais modelos negras em Israel.

Fonte: http://www.ruajudaica.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário